EE. "Prof. Gabriel Pinto de Faria"

EE. "Prof. Gabriel Pinto de Faria"
Visão panorâmica centro da cidade

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Forum20- Atividade 3.2 - Da teoria a prática

Leia com atenção as diferentes estratégias compartilhadas no Fórum19 “Contextualizando a mudança: da teoria à prática”, como fonte de inspiração para o planejamento ou replanejamento de uma ação a ser realizada com uma turma, integrando tecnologias para facilitar a percepção da realidade de seus alunos. Faça uma pesquisa junto a seus alunos para identificar quais os temas de interesse de pesquisa ou de uso de um recurso tecnológico.
Ouça, também, a aula, disponível como material complementar no CD do curso, sobre “O uso da informática na etapa de escolha do tema em um projeto”, da Professora Profa. Mônica Carapeços Arriada (em mp3).
Após a leitura dos relatos de seus colegas, de sua reflexão, do resultado de sua pesquisa sobre o interesse dos alunos e das experiências realizadas neste curso, você já sentiu necessidade de mudança? Surgiram idéias para aprimoramentos e ações?
Visite o blog de seus colegas para conhecer suas ideias.
Faça uma postagem no seu blog e poste neste fórum também, contando de suas ações e das mudanças que já efetuou ou pretende realizar em sua prática pedagógica, de acordo com o interesse de seus alunos ou ainda, do que pretende continuar fazendo por estar no caminho certo. E inicie o seu projeto final contando o tema e que recursos pretende incluir (blog, pesquisas na Internet, Webquest, hipertextos, pôster com links, textos colaborativos, mapas conceituais, uso de algum software ...)


Período de realização: 06 a 13 de agosto



OBS. Texto transcrito na íntegra.
FONTE: www.eproinfo.mec.gov.br
Criado por: Márcia Rolim Pelissari (mediadora do curso) 




12 comentários:

  1. Resgatando do aluno seu interesse em navegar por este maravilhoso mundo das tecnologias, procuro ter sempre como referencial pedagógico incluir atividades seqüenciadas com temas interessantes e também fazer uso de projetos com uma abordagem integradora ( realidade do aprendiz e o mundo que o rodeia ), todo este acervo é proposto no material do ler e escrever que contempla um currículo significativo e propõem sempre desafios.

    Desta forma reconheço os aspectos presentes na vida pessoal, social, cultural e política dos nossos aprendizes, alem de partir dos conhecimentos prévios dos alunos, devemos despertar o seu interesse para descobrir algo novo e permear sempre um dialogo aberto que favoreça a um ambiente enriquecedor para troca de experiências.

    Ao realizar uma pesquisa com meus alunos, decidimos navegar pelo blog da escola e pesquisar os links disponíveis para eles, Já que os mesmos ficaram bem curiosos ao assistir o teatro. Achei bem legal já que o interesse partiu dos alunos e este aspecto faz toda diferença durante o planejamento de uma aula, que certamente vai integrar a tecnologias para facilitar e enriquecer nossas vivencias.

    ResponderExcluir
  2. Visando todo o meu aprimoramento e aperfeiçoamento, acredito que o dialogo com os alunos deve estabelecer sempre uma parceria entre educador e educando oportunizando ricas experiências em sala de aula.
    Partindo deste principio recordei uma frase do escritor Paulo Freire, que realça a importância de nós aprendermos uns com os outros através das diversas informações oferecidas pelo mundo que vive em constantes transformações:
    “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo,os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo ”
    Procurando sempre partir da realidade dos alunos ( contexto em que eles estao inseridos) nos decidimos durante uma roda da conversa realizar uma pesquisa sobre os links que oferecem um conteúdo seguro na internet, para navegação das crianças durante suas pesquisas, estudos ou diversão.
    Decidimos então começar explorando o blog da escola onde os alunos lembraram das sugestões apresentadas no teatro e através dele encontrar outros sites que podem ser incluídos nos links do blog . Achei bem interessante a idéia e combinei com eles de incluir um link de comentários no blog da escola onde eles possam sugerir os sites que conhecem ou descobriram ao realizar esta pesquisa e deixar ali sua contribuição estabelecendo uma comunicação através deste maravilhoso mundo digital (TICs).

    ResponderExcluir
  3. Como estou afastada da pratica em sala de aula , considero sim que devemos proporcionar atividades em que o professor possa aprender com seus alunos e estar aberto para refletir sobre suas ações.

    Fazia muito a roda de conversa para conhecer o mundo em que os alunos convivem, saber o que já sabem e oferecer novas oportunidades para aprender.

    Hoje acredito que a oportunidade de fazermos as mesmas atividades com o uso das tecnologias é o ponta pé inicial para navegar pelas novas formas de aprender que o mundo nos oferece, pois elas estão cheias de novos recursos que possibilitam uma interação instantânea, colaborativa e enriquecedora para o processo de ensino e aprendizagem.

    Sendo assim a nossa atuação só passara por mudanças quando despertamos para este novo mundo educacional que a tecnologia nos oferece.

    ResponderExcluir
  4. Pensando na palavra “mudança”, percebo que a cada dia que passa ela vem tomando conta de meus dias e da vida dos professores de nossa escola. As TICs vem tendo grande influência para que a mudança possa acontecer.
    Percebendo que o aluno está rodeado de tecnologias fora da escola, o Acessa veio para trazer atrativos para o aluno dentro da escola. Por isso as professoras estão apostando em explorar mais detalhadamente o blog da escola com os alunos, interesse esse que já começou com a apresentação do teatro www.nativosdigitais.com”. E eu como parceira de minhas professoras, pretendo acompanhar o desenvolvimento das atividades com seus alunos.

    ResponderExcluir
  5. Entre as ações que pretendo desenvolver está a reestruturação da forma de execução do Projeto "Indios do Brasil", constante no material do Programa Ler e Escrever 1º ano. Como os textos existentes lá são de leitura do professor, programei levar as crianças ao Acessa da escola e buscar outros que abordem o tema. Também dentre as atividades estão a leitura de imagem e proposição de legenda, bem como a utilização do desenho como forma de produção. Isto favorece o trabalho com o computador e a internet pois viabiliza a execução destas tarefas com o material disponível no ambiente virtual, além de postagens das produções das crianças no blog da escola pra acesso dos familiares e dos outros alunos de outras escolas que também estarão tratando do tema.

    ResponderExcluir
  6. O Curso Tecnologias na Educação ensinando e aprendendo com as TICs, desenvolve-se com base na articulação
    entre a prática pedagógica e o uso de tecnologia. Em uma das minhas contribuições foi levar aos alunos na sala
    acessa na escola para pesquisar sobre lendas, pois estamos trabalhando no projeto: "Uma Lenda, Duas Lendas,
    Tantas Lendas..." , no material do programa Ler/Escrever do 5º ano. Os alunos irão fazer uma reescrita dos textos e
    como produto final será um livro virtual (blog da escola), usando diferentes tecnologias de informação e comunicação.

    ResponderExcluir
  7. Estou sempre atenta às necessidades e curiosidades dos meus alunos, procurando preparar aulas que favoreçam sempre o dialogo entre eles. Acredito que agora posso ampliar esta comunicação com os novas mídias disponíveis na sociedade atual, enriquecendo minhas aulas com uma variedade imensa de recursos tecnólogicos.

    Incluindo a tecnologia, como parceira do processo de ensino e aprendizagem, vou inovar este ambiente de aprendizado e estimular os meus alunos a busca de novos conhecimentos através de uma pesquisa sobre o tema do projeto para o 1º ano do Ler e Escrever .

    Pensando em todos estes fatores, será proposto uma roda de conversa sobre o tema “Índios do Brasil”, logo esclareci que podemos realizar uma pesquisa na sala do acessa, ampliando o repertorio dos alunos sobre o tema estabelecido.

    Os alunos adoraram a ideia e surgiram algumas duvidas sobre as tribos que ainda vivem aqui, então decidimos procurar na internet quais tribos indígenas ainda habitam o nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Refletindo sobre as formas de ensinar, precisamos repensar nossa postura de educador. Necessitamos com certeza de mudanças para chegarmos à altura das crianças, no que diz respeito aos recursos tecnológicos na escola. Essa consciência requer uma disposição e empenho de todos os profissionais (capacitação e prática) e também uma melhor disponibilização dos recursos na escola (SAI com número suficiente de computadores ). Acredito que essas formações e o Programa Acessa Escola nos ajudarão bastante para tornarmos nossas aulas mais produtivas e interessantes para os alunos.

    ResponderExcluir
  9. “CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA: DA TEORIA A PRÁTICA”

    Ao refletirmos sobre a possibilidade da utilização das TICs como suporte pedagógico para o ensino aprendizagem, chegamos a conclusão que ela deve ser nossa aliada na construção da educação dos novos tempos.Então surgiu a ideia em usar o acessa para pesquisa de outras lendas, pois estamos trabalhando em sala de aula o Projeto: “Uma lenda, duas lendas, tantas lendas...”, no material do Programa Ler e Escrever do 5º ano. Após a pesquisa os alunos reescreverão algumas delas, e ao invés de confeccionar o livro (produto final) em texto impresso, este será virtual (blog da escola), onde todos poderão compartilhar, envolvendo as diferentes capacidades e conhecimentos com toda comunidade.

    ResponderExcluir