EE. "Prof. Gabriel Pinto de Faria"

EE. "Prof. Gabriel Pinto de Faria"
Visão panorâmica centro da cidade

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

FÓRUM 23 - CURRÍCULO


Objetivo:
Inicialmente, você deve refetir sobre os seguintes pontos:
- Os conteúdos identificados no projeto desenvolvido com seus alunos estão inseridos no currículo formal? 
- Você consegue inferir quais foram os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal ou não foram explicitados no plano de aula elaborado?
- Estes conceitos, atitudes e procedimentos fazem parte do currículo?
- O que os alunos aprenderam sobre o uso de tecnologias constituem parte do currículo?
- Então, o que é currículo?
Discuta com seu grupo, ou analise os pontos acima e façam uma postagem no blog do grupo sobre as conclusões.

Período de realização: 13 a 20 de agosto

OBS.Texto retirado ambiente Eproinfo, postado pela mediadora MÁRCIA ROLIM PELLISSARI

4 comentários:

  1. O trabalho proposto “INDIOS DO BRASIL: PRESERVANDO HISTÓRIA PELAS TECNOLOGIAS” constitui parte integrante das atividades que compreendem o currículo dentro do Programa "Ler e Escrever". Algumas adaptações no que se refere a procedimentos foram melhor direcionadas dentre elas a forma de publicação das atividades desenvolvidas com utilização, por exemplo, do programa HagaQue e o uso do Power Point. Outro foco importante foi o pensamento sobre o trabalho já realizado em anos anteriores sob o prisma das tecnologias. Isso significou reavaliar a abordagem do professor visto que o foco do processo de ensino-aprendizagem (povos indígenas) já estava constituído e haveria de se pensar em oportunidades de ampliação da diversidade de tecnologias disponíveis. Com relação ao currículo, a temática já é contemplada tanto na proposta pedagógica quanto em sala (como dito anteriormente). Tornou-se mais latente neste caso a reflexão sobre a importância de ferramentas tecnológicas para sua constituição, atendendo assim as especificidades dos alunos deste século.

    ResponderExcluir
  2. Ao elaborarmos o projeto foram feitas algumas adaptações nos conteúdos inseridos no currículo formal, procurando estabelecer uma interação entre a intenção e a realidade, entre teoria e prática, não se limitando ao conhecimento cotidiano, inovando as práticas educativas ao utilizar-se das TICs. Com a integração de tecnologias os alunos contaram com mais uma ferramenta para sua formação crítica e criativa, onde os conteúdos nas três dimensões ( conceito,atitudes e procedimentos)se fundiram entre si, havendo ênfase em uma ou outra,dependendo da etapa do projeto.
    As TICs constituem parte do currículo contemplada na proposta pedagógica da escola, destinadas a melhorar as atividades formativas que atendam a diversidade.
    Há várias definições para o termo currículo,atribuí-se a ele vários significados.De acordo com que afirma Saviani, “currículo diz respeito à seleção, à sequenciação e à dosagem de conteúdos da cultura a serem desenvolvidos em situações de aprendizagem.Nesse sentido, a história do currículo se confunde com a história da própria escola.”


    ResponderExcluir
  3. REFLEXAO SOBRE O CURRICULO - GRUPO DA ESCOLA GABRIEL ...



    O desafio proposto para se criar inúmeras possibilidades da integração dos recursos tecnologicos ao currículo, propicia várias contribuições para o salto que a educação está a exigir.

    O currículo sendo a junção de varias vertentes da pratica pedagógica: a metodologia, os conteúdos, as estratégias, os objetivos pedagógicos a serem alcançados, é um plano de trabalho que está intimamente ligado ao ensino, estabelecendo muitas vezes a qualidade educacional.

    Constate-se que ele deve sempre integrar todo o conhecimento que o aluno traz de seu contexto de vida, inserindo novos conhecimentos que vão alem das grades curriculares e acolhendo sempre todo o contexto sócio-cultural do aprendiz. Só assim ele vai contribuir para a formação plena do cidadão.

    Vamos concluir com a seguinte frase:

    "O currículo aparece, assim, como o conjunto de objetivos de aprendizagem selecionados que devem dar lugar à criação de experiências apropriadas que tenham efeitos cumulativos avaliáveis, de modo que se possa manter o sistema numa revisão constante, para que nele se operem as oportunas reacomodações"

    (Sacristán, 2000:46) - Teorias Curriculares Tradicionais

    Reflexão elaborada em grupo ... Escola Gabriel em ação!

    ResponderExcluir
  4. Currículo é o conjunto de conteúdos contemplados nas ações pedagógicas de acordo com o Projeto Pedagógico da Escola.

    Na elaboração e desenvolvimento do Projeto, o grupo promoveu algumas adaptações na contemplação dos conteúdos utilizados, oportunizando a integração das tecnologias ao currículo formal procurando assegurar o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, em conformidade com a Proposta Pedagógica da Escola. O Projeto complementa o trabalho desenvolvido no Programa Ler e Escrever promovendo atividades inovadoras e diversificadas. Sabendo-se que no atual contexto social, a internet é um espaço de acesso à informação e serviços, faz-se necessário que a escola estimule o uso qualificado dessas possibilidades. E o Programa Acessa Escola vem nos dar o respaldo necessário para esse trabalho.

    ResponderExcluir